A trajetória empresarial

Através da nossa linha do tempo vamos recordar fatos marcantes na história da JD Consultores, empresa que nasceu em 2001 e consolidou-se no mercado brasileiro com presença inovadora no desenvolvimento de soluções de tecnologia para o setor financeiro.
Passado, presente e futuro se fundem em uma belíssima trajetória que continua em franco crescimento. Sejam bem-vindos à nossa história!

2001
O início de tudo

A JD Consultores nasce como uma empresa de consultoria em planejamento e desenvolvimento de sistemas.

2002
Inovação total através do JD SPB

A JD participa de forma relevante na elaboração e desenvolvimento do novo SPB e a partir deste momento toma a decisão estratégica de atuar como empresa especializada em soluções de software aplicativo no segmento de “Mensageria e Compliance”. Lança uma solução inovadora denominada Cabine de Comando JD SPB, atualmente instalada em 116 Clientes. Enfrenta desde o início grandes barreiras e desafios em um mercado extremamente conservador e competitivo, com concorrentes já estabelecidos.

2005
Lançamento JD CCS

A Cabine JD CCS é desenvolvida para atendimento do compliance do Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro Nacional. A solução gera, consolida e envia automaticamente os arquivos de relacionamento (ACCS) para o Banco Central a partir de interfaces com os sistemas legados. A confiabilidade e automação da solução JD já conquistaram até hoje mais de 120 clientes.

2007
Lançamento JD BACEN JUD

A solução JD Bacen JUD é criada para automatizar o processo de arresto de ativos financeiros de pessoas físicas ou jurídicas, custodiados por Instituições Financeiras. A agilidade na implantação e o suporte pós venda mais uma vez são marcas registradas deste projeto JD, instalado em mais de 100 Clientes.

2010
Expansão do SPB para instituições não – bancárias

Em mais um marco do sistema financeiro nacional, o Banco Central autoriza as instituições não – bancárias a participarem do SPB, expandindo possibilidades para os mais diversos perfis de Instituições Financeiras. A JD Consultores tem participação ativa neste processo, sendo escolhida pela ANBIMA para ser o provedor de SW do seu PSTI, homologado pelo Banco Central. Atualmente atendemos cerca de 80% do mercado das Instituições não bancárias com nossa solução de SPB.

2012
Lançamento JD BC Correio

O Banco Central substitui o SISBACEN pelo BC Correio e a JD desenvolve o JD BC Correio, solução que potencializa os benefícios deste novo sistema, otimizando processos e reduzindo custos no dia a dia de seus clientes.

2013
Regulamentação de novos entrantes digitais

O Banco Central regulamenta a operação dos Arranjos e Instituições de Pagamento. Com isso, ocorre uma aceleração no mercado e a solução JD Cabine de Comando – SPB passa a atender mais de 50% de todo o mercado SPB. A JD se firma como empresa que alia soluções de qualidade a um atendimento totalmente diferenciado.

2014
Lançamento JD CTC

O Banco Central estabelece que a troca de informações de crédito entre credores e proponentes deve ser realizada eletronicamente. Para atender e garantir a eficácia deste processo, a JD desenvolve o JD CTC trazendo mais uma inovação para o segmento de mensageria e compliance.

2015
Lançamento JD NPC

A Febraban anuncia a nova plataforma de cobrança e em apenas 3 meses, a JD desenvolve e lança a solução JD NPC para atender a demanda do mercado, que agora precisa registrar e consultar boletos na plataforma centralizada da CIP. Atualmente temos 47% das instituições participantes deste sistema na CIP como clientes da solução JD.

2017
Corretoras passam a reportar o CCS e cumprir com o BACEN JUD

De acordo com o Banco Central, as corretoras passam a cumprir as exigências regulatórias do BACEN JUD. Com esta decisão, a JD implanta em mais 70 instituições simultaneamente as soluções JD CCS e JD BACEN JUD, possibilitando a regularização das mesmas e mais uma vez provando sua competência.

2019
Homologação JD PSTI

O Banco Central homologa a JD para atuar como PSTI (Provedor de Serviços de Tecnologia da Informação) de forma independente e no curto período de um ano, 55 instituições optaram pelo PSTI JD.

Nova versão do Cadastro Positivo
O Banco Central promove mudanças significativas no cumprimento do Cadastro Positivo, estendendo sua obrigatoriedade para todas as instituições que operam com atividades creditícias. A JD consegue em 30 dias atender às novas exigências e liberar a nova versão, atendendo atualmente mais de 51% do mercado com a solução JD CADASTRO POSITIVO, ofertada no formato On Premise e Concentrador.
2020
Lançamento JD PI
De forma totalmente disruptiva o Banco Central lança o PIX, novo meio de pagamento instantâneo visando beneficiar o consumidor brasileiro. A JD sai na frente e lança para o mercado o JD PI, solução inovadora que possibilita a entrada de seus clientes na nova era dos meios de pagamento. Até julho de 2020 mais de 40 Instituições já haviam escolhido a JD PI, reforçando a posição da JD como líder em todos os segmentos nos quais se propõe atuar.
2023
JDCMP – Modernização da Cobrança
Diante das mudanças no mercado financeiro e da crescente adoção de meios de pagamento instantâneos, o Banco Central e a Nuclea (CIP) lançaram o CMP, visando modernizar e aprimorar o processo de liquidação de boletos. Em resposta, a JD anunciou o JDCMP, que internaliza e moderniza a Compensação do SILOC – Cobrança, possibilitando a liquidação multilateral intraday e reduzindo a troca de arquivos entre os participantes e o processador.
Canal Secundário Pix
O lançamento do Canal Secundário do Pix é uma alternativa para transações eletrônicas que oferece uma conexão de contingência para as instituições financeiras. Ele é utilizado caso haja algum problema com o Canal Principal, garantindo que as transações do PIX possam continuar sendo processadas sem interrupções. A fim de assegurar a eficiência desse processo, a JD adaptou o JDPI para incluir as futuras funcionalidades, como o Pix Automático e Pix Agendado.
MED 2.0
O MED 2.0 (Modelo de Estruturação de Dados 2.0) é uma atualização do Banco Central para o Pix, que visa melhorar a qualidade, consistência e interoperabilidade das informações, facilitando análises e tomadas de decisão mais precisas, além de aumentar a eficiência da devolução dos recursos que realmente foram confirmados como objeto de fraude. Diante dessa importante evolução dos mecanismos do Pix, a JD não ficou para trás e também aprimorou o JDPI para acompanhar o mercado.